Últimas notícias:
Acre, quinta-feira, 24 de julho de 2014
03/09/2012 O Dia

Bola da Copa vai se chamar ‘Brazuca’, mas não agrada

Imprimir

Nome escolhido em enquete com 1 milhão de pessoas, Brazuca usa grafia errada e é apontado como pejorativo para o país

Escolhido com 77,8% dos votos em enquete com mais de 1 milhão de pessoas, o nome oficial da bola da Copa de 2014 vai ser Brazuca. O Tatu-bola, mascote do Mundial, também já mostrou a sua cara.

O protótipo, de mais de 3 metros, está sendo construído em isopor. A Fifa fará campanha para os brasileiros escolherem o nome do bichinho. O apelido da bola já está dando o que falar.

De acordo com a Academia Brasileira de Letras (ABL), a expressão tem sentido pejorativo e é usada em Portugal para depreciar brasileiros.

“No Dicionário da Academia de Ciências de Lisboa, o termo se refere aos brasileiros de maneira negativa, diminuindo”, explicou o lexicógrafo Cláudio Mello, que trabalha há 10 anos na ABL. E a grafia, de acordo com a Língua Portuguesa, está errada: “Com origem na palavra Brasil, o termo correto é ‘brasuca’, com s”.

População diverge

O empresário Hugo Brandão, 28 anos, não vê problema. “O evento é internacional e o inglês é idioma mundial. Acaba virando uma marca. Nesses grandes eventos, tudo é feito para vender”, defende.

Já para o estudante Roberto Augusto, 21, o nome da bola com ‘z’ é desrespeito com a cultura do país. “Fica muito americanizado e não respeita a nossa língua. Quer maior identidade para um povo do que seu idioma?”, protestou.

As outras opções que disputaram a votação foram ‘Carnavalesca’ e ‘Bossa Nova’. No site da Fifa, o comunicado oficial explica que brazuca é um termo informal, utilizado pelos brasileiros para descrever o orgulho nacional pelo estilo de vida do país.

“Simboliza emoção, orgulho e boa vontade com todos”. O desenho da bola ainda é segredo: só será divulgado em 2013. O significado depreciativo já começa a incomodar.

“Fomos tratados como inferiores por anos. Agora que temos a chance de mostrar nosso valor, vão nos conhecer como brazucas por, pelo menos, 10 anos”, protestou a bancária Lorena Mesquita.

Veja também

Maestro Felipe leva o Vasco à liderança do Brasileiro
Neymar: Barcelona nos ensinou como se joga futebol
Revista diz que Messi é 'possível melhor' da história
Fifa exclui Neymar do prêmio de melhor do mundo

Comentários

Adicionar comentário

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores e sujeitos a identificação

Nome (Obrigatório)

E-mail (Não será publicado) (Obrigatório)

Mensagem

Atualização Azbox Azamerica

Site desenvolvido por Agência Live Design

É permitida a reprodução do conteúdo deste site com citação da fonte, e os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus autores.

© Copyright 2012 Voz do Acre - Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Ismael Costa