Últimas notícias:
Acre, sábado, 12 de julho de 2014
19/04/2012

Doente, ator Guilherme Karan hoje vive em cadeira de rodas

Imprimir

Especialista diz que a doença não tem cura.

O ator Guilherme Karan tem vivido um drama pessoal nos últimos meses. Isolado em sua casa, na Barra, Rio de Janeiro, ele está em uma cadeira de rodas.

Conheça gravidade da doença

Seu pai Alfredo conversou com a coluna “Retratos da Vida”, do jornal “Extra” desta quarta-feira (18) e contou um pouco o drama do filho.

Guilherme sofre de uma doença degenerativa, uma síndrome neurológica chamada Machado-Joseph, que compromete a capacidade motora do paciente. “Ele herdou da mãe. Perdi um filho com a mesma doença. Guilherme fica na cadeira de rodas o tempo todo. Tem horas que ele está lúcido e tem horas que não”, disse Alfredo.

O ator fez sua ultima participação na telinha em 2005, quando integrou o elenco da novela “América”, da Globo. Atualmente, ele vive sob os cuidados de dois enfermeiros, e recebe, durante três vezes na semana, a visita de um fisioterapeuta.

Ainda em entrevista ao jornal, o pai afirmou que Guilherme vive deprimido e por isso não quer receber visitas. Ele inclusive teria pedido à amiga e autora Glória Perez que não o visitasse mais.

“Ele não quer falar com ninguém. Está deprimido. E é um ponto de vista que temos que respeitar. Eu, como pai, compreendo e dou toda a assistência que posso”, disse Alfredo.

Em relação à doença, a família está otimista: “Quem sabe não descobrem um antídoto para que ele possa voltar ao que era antes”.

Repercussão

Assim que notícia sobre a saúde de Guilherme Karan saiu, os internautas passaram a repercutir no Twitter.

Através do microblog, várias pessoas se mostraram tristes, lamentaram a informação e desejaram melhoras ao ator. “Que fim triste para um grande ator”, escreveu @cinthia_psic. Já o usuário @g_hberaldo disse: “Guilherme Karan hoje está numa situação bem triste. Grande ator que Deus possa abençoar e guiar o seu retorno a TV”.

Outros internautas lembraram de alguns trabalhos de Karan. “Muito triste a situação do Guilherme Karan, grande ator de TV Pirata”, escreveu @Chicocabron. “Coitado! Lembro dele como o vilão de Super Xuxa contra o Baixo-Astral”, disse @gilisl, recordando um dos filmes de Xuxa.

A doença

Charles André, neurologista integrante da Câmera Técnica de Neurologia e do Conselho Regional de Medicina (Cremerj), disse ao jornal “Extra” que a doença Machado-Joseph, que deixou Guilherme Karan numa cadeira de rodas, não tem cura.

A doença é hereditária e provoca uma lesão na região do cerebelo e assim ficam comprometidas a coordenação motora, a fala, a deglutição e até mesmo o movimento dos olhos.

“Ela começa na juventude ou na vida adulta e é progressiva. Não existe cura ainda. Há tratamentos de reabilitação baseados nos problemas que forem surgindo”, disse Charles André.

Ele ainda afirmou que a doença não é diretamente mortal: “Pode, por exemplo, comprometer o equilíbrio e a pessoa cair e machucar-se muito”, disse.

Fonte: Uol

 

Veja também

Ministério da Educação antecipa notas do Enem 2011
Filha de Silvio Santos estreia programa na TV
Vai um grilo aí? Livro ensina a preparar receitas´deliciosas´com insetos
Chico Melo viaja quase 6 mil quilômetros ate o Rock in Rio

Comentários

Adicionar comentário

* Os comentários aqui postados são de inteira responsabilidade de seus autores e sujeitos a identificação

Nome (Obrigatório)

E-mail (Não será publicado) (Obrigatório)

Mensagem

Atualização Azbox Azamerica

Site desenvolvido por Agência Live Design

É permitida a reprodução do conteúdo deste site com citação da fonte, e os conteúdos assinados são de responsabilidade de seus autores.

© Copyright 2012 Voz do Acre - Todos os direitos reservados.

Site desenvolvido por Ismael Costa